Skip to content

Qual o destino de seu óleo de cozinha? – Cafê terapêutico

abril 16, 2010

Qual o destino de seu óleo de cozinha?

Eu me achava o máximo da consciência ambiental ao descartar o óleo usado numa garrafa pet e só depois jogar no lixo. Ledo engano! Descartar o óleo no lixo em recipientes não era o suficiente. Em caso de vazamento, pode haver a contaminação do solo e do lençol freático. Se atirado no lixo, pode impermeabilizar o solo, lá nos lixões, dificultando a absorção de água da chuva e dando sopa para as enchentes. Sua decomposição ainda gera metano, gás com poderoso potencial de aquecer o planeta.

Todos nós sabemos (ou deveríamos saber) que descartar o óleo na pia está totalmente fora de questão! Além de contaminar a água, entope os canos da rede de esgoto. Cada litro jogado no ralo da pia é capaz de poluir cerca de 1 milhão de litros de água (equivalente ao consumo de uma pessoa por um período de 14 anos).

O acúmulo de gordura nos canos pode causar entupimento, refluxo de esgoto e até rompimento nas redes de coleta. E os produtos químicos usados para desentupir os canos são tóxicos.  Além do mais, ao alcançar os rios, o óleo cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a circulação de oxigênio na água, prejudicando a vida ali.

A melhor solução é a reciclagem, pois o óleo usado pode se transformar em sabão. Espere o óleo esfriar e depois coloque-o dentro de garrafas de refrigerante tipo pet. O óleo de cozinha reciclado pode virar sabão em barra, biocombustível e resina para tintas.

Quem mora em casa deve procurar o ecoponto – local para despejo gratuito de dejetos – mais próximo. Veja os ecopontos no link:

http://www.ecoleo.org.br/ecopontos/sp_sp.html

Para condomínios, a ONG Trevo vende por 30 reais um recipiente de 50 litros e faz a coleta assim que o recipiente fica cheio.

http://www.trevo.org.br/

O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan) lançou uma campanha para que as padarias da cidade de São Paulo deixassem à disposição dos clientes um contêiner para o descarte de óleo. Até agora, 82 desses estabelecimentos aderiram. Veja a lista no link:

http://www.sindipan.org.br/asp/postosdecoleta.htm

Veja abaixo um vídeo que explica como fazer sabão com seu óleo utilizado:

Agora que você já sabe, vai ficar aí parado?

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/

Figura: http://miriamsalles.info/wp/?m=20090730

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: