Skip to content

Relação com os animais passa a ser considerada indicador de qualidade de vida

agosto 26, 2009

A ONG Pró-Animal e os grupos Esquadrão Pet e Natureza Animal conseguiram a inclusão do tema “Relação com Animais” entre os índices que visam avaliar o bem-estar e a qualidade de vida da Capital de 11 milhões de habitantes

O Movimento Nossa São Paulo incluiu uma pergunta sobre o tema Relação com Animais no novo Questionário do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) destinado a crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos. Segundo Clara Meyer, da Executiva do Movimento, o conteúdo deste item é baseado na proposta contida em documento encaminhado ao Movimento pelos grupos ONG Pró-Animal, Natureza Animal e Esquadrão Pet, no final de julho. “Obviamente, para as crianças, tivemos que adaptar o conteúdo proposto. Mas, a sugestão foi muito bem-vinda e incorporada”, afirma Clara.

O pedido inicial referia-se à possibilidade de inclusão do item Relação com Animais na pesquisa já desencadeada pelo Movimento Nossa São Paulo, visando avaliar o índice de qualidade de vida e bem-estar dos paulistanos. Como a consulta à população já estava em curso, não havia condições de acrescentar o item sugerido no questionário disponível no site do Movimento e destinado à população em geral. Mas, Clara Meyer já informou que o item Relação com Animais deve constar das próximas etapas da construção do IRBEM, incluindo a pesquisa do IBOPE. E, antes disso, o assunto já foi incluído no questionário destinado aos jovens.

Adaptado para as crianças e adolescentes pelo Movimento Nossa São Paulo, os itens estabelecidos foram os seguintes:

“quero pular esse tema; conviver com animais domésticos; proibir maus-tratos a animais; evitar o abandono de cães e gatos; respeito aos animais; controle de animais indesejáveis (ratos, pernilongos, baratas etc), cumprir a legislação de proteção aos animais; fiscalizar com rigor o comércio de animais; não quero assinalar as outras opções desta questão.”

Construção do indicador ”RELAÇÃO COM ANIMAIS”

A ONG Pró-Animal, o Projeto Natureza Animal e o Esquadrão Pet propuseram, em documento encaminhado no final de julho para o Movimento Nossa São Paulo, a inclusão de mais um indicador no IRBEM, visando “refletir e mensurar a importância que os animais representam para a qualidade de vida e bem-estar da população da cidade de São Paulo”.

Segundo a proposta, dentro do eixo central da pesquisa – “O que é importante para a sua qualidade de vida, para o seu bem-estar” – no indicador RELAÇÃO COM ANIMAIS, os pesquisados poderiam escolher 10 entre os seguintes itens:

– convívio com animais domésticos (ex: cães e gatos);

– maior acesso à vacinação e controle reprodutivo de cães e gatos;

– coibir maus-tratos de animais; evitar o abandono de cães e gatos;

– respeito aos animais;

– fim do uso de veículos de tração animal na cidade;

– circos sem animais; controle de animais indesejáveis (ratos, pernilongos, baratas etc.);

– cumprimento da legislação de proteção aos animais;

– comércio de animais fiscalizado com rigor;

– aumento da arborização para a fauna;

– preservação de matas onde a fauna viva sem ameaças;

– proteção da fauna silvestre em liberdade;

– observação de aves silvestres em vida livre;

– coibir incômodos causados por animais;

– educação humanitária permanente,

– valorizando a vida animal;

– coibir a venda ilegal de animais silvestres; e

– incentivo à alimentação vegetariana.

A partir desta proposta, o Movimento Nossa São Paulo decidiu incluir o tema no IRBEM-Crianças e Adolescentes; e já discute como abordar Relação com Animais nas próximas etapas do IRBEM voltado às pessoas maiores de 16 anos, e que está em andamento.

“Com certeza, um passo muito importante para a sociedade civil organizada que defende a vida animal – afirma a médica veterinária Angela Branco, especialista em animais silvestres e coordenadora técnica da ONG Pró-Animal. Boa parte de nossa população está afastada das questões que envolvem a sadia relação com a fauna e até com o ambiente, e agora temos a chance de conhecer o que as pessoas sentem e como associam os animais, sejam eles silvestres ou domésticos, à percepção e mensuração do bem estar-humano”.

Izolina Ribeiro, do Esquadrão Pet, frisa “a importância da decisão do Movimento Nossa São Paulo, de incluir a Relação com Animais no IRBEM, pois esse movimento, efetivamente, tem mobilizado a população e, sobretudo os governantes, para a construção da São Paulo que queremos e precisamos”. E Roberta Palmari, também do Esquadrão Pet, completa: “e nesta cidade que queremos e precisamos construir, os animais importam”.

Regina Macedo, jornalista ambiental, do Natureza Animal, observa: “o Movimento Nossa São Paulo lançou o novo questionário, incluindo um manual para os professores, o que certamente propiciará saudáveis debates em sala de aula, com as crianças e adolescentes olhando e pensando uma cidade saudável para todas as formas de vida. Uma iniciativa fundamental, pois, em poucos anos, nossa cidade estará sob os cuidados dessas novas gerações, pessoas que atuarão como cidadãos, profissionais, empresários, políticos, governantes. E essa meninada, com a iniciativa do Nossa São Paulo, tem agora uma oportunidade fundamental de aprender e refletir sobre a importância da relação com os animais e com a Natureza, na construção do bem-estar humano e de uma cidade ambientalmente saudável e equilibrada. Ponto para a vida”.

O IRBEM:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/irbem

O IRBEM – 10 a 15 anos:

http://www.nossasaopaulo.org.br/irbem/1015anos/

O questionário para crianças e adolescentes:

http://www.nossasaopaulo.org.br/irbem/1015anos/questionarioIRBEM_10_15anos.pdf

Guia para os educadores:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/8966

Outras informações:

Angela Branco – Pró-Animal / (11) 8299-5605
Izolina Ribeiro – Esquadrão Pet / (11) 8511-2542
Regina Macedo – Natureza Animal / (11) 9627-7187

Link original da matéria, no site do ANDA News:
http://www.anda.jor.br/?p=17814

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: